Curadoria de Exposições - Fundação Gulbenkian / Escola das Artes - UCP
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Curso de Curadoria de exposições

Out-Dez 2021

Sobre o curso.


O Curso de Curadoria de Exposições é promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e organizado e coordenado pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, e destina-se a profissionais da área curatorial de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe

Nuno Crespo e Paula Nascimento coordenam este curso, composto por onze módulos sobre temas fundamentais da formação de um curador contemporâneo, mesas-redondas online com convidados e um encontro semanal para a discussão de leituras e projetos.
O curso vai decorrer entre outubro e dezembro de 2021.


MÓDULOS

1. Temas de Museologia
A exposição antes do aparecimento do museu – gabinetes e câmaras. O museu do século XIX – origem; valores nacionalistas e colonialistas; modelos de representação e apresentação. Sobre a definição de museu e de musealização. A renovação das espacialidades museológicas na primeira metade do século XX e a afirmação do modelo do cubo branco. A renovação do discurso expositivo nos museus: dinâmicas de informação vs. experiência; representação vs. relação; admiração vs. crítica.  A revisitação dos modelos históricos na curadoria contemporânea.

2. Temas de Curadoria
A prática de pensar um projeto artístico exige um pensamento coerente sobre a história e sobre a dimensão conceptual e técnica do espaço expositivo. Esta unidade curricular suporta-se em exemplos paradigmáticos da arte contemporânea, sobretudo na relação com as imagens em movimentos e com textos essenciais da crítica de arte.

3. 
O contexto Africano: representações e exposições de arte
O objetivo deste módulo é o de contextualizar e localizar as prácticas curatoriais dos formandos. Sendo assim, pretende-se olhar criticamente para as grandes exposições/projectos curatoriais relacionados a arte contemporânea africana no ocidente, assim como para exposições/eventos e instituições importantes que contribuíram para o desenvolvimento das prácticas curatoriais e diversidade de perspectivas no continente africano.

4. Temas de Documentação
Contextualizar a importância da documentação no âmbito internacional e no panorama das práticas das instituições museológicas. Conhecer algumas das repercussões no processo de documentação e os diferentes enquadramentos perante as características conceituais e materiais das obras. Aprofundar métodos e meios de documentação e o papel dos vários intervenientes no processo.

5. Conservação Preventiva
Distinção entre conservação preventiva, conservação curativa e restauro – terminologia da conservação e restauro do património cultural material. Fatores intrínsecos e extrínsecos que contribuem para a degradação dos materiais constituintes – materiais orgânicos e inorgânicos. Identificação e análise de patologias e alterações observáveis nos materiais constituintes das obras de arte, relacionando a sua presença com os respetivos agentes de degradação. Materiais adequados para o acondicionamento de obras de arte – para transporte ou para armazenamento em reserva.

6. Circulação, Armazenamento e Instalação de Obras de Arte
Processos inerentes à gestão de uma coleção – incorporação de obras, cedências, inventário. A diversidade de materiais artísticos usados em arte contemporânea, soluções para o seu arquivo e armazenamento, ações de conservação e estratégias de conservação preventiva. A especificidade da preservação de obras de media art e dos seus equipamentos associados. Os processos de montagem de obras de arte: os trabalhos preparatórios, as equipas envolvidas, a importância da participação dos artistas e da documentação de obras de arte. O acompanhamento de obras de arte no âmbito de cedências outras instituições.
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7. Montagem de exposições
Partindo da exposição dos princípios de montagem e da identificação das necessidades curatoriais, práticas e logísticas, serão discutidas as formas de planeamento, orçamentação e pré-produção de exposições. Neste módulo pretende-se apresentar cuidados e princípios importantes na montagem de uma exposição, bem como pensar o circuito expositivo a ser proposto ao público. Este ponto articula o pensamento curatorial sobre a experiência da exposição com conhecimentos e necessidades práticas para montar esse circuito.

8. Colecionismo
Pretende reflectir sobre o significado do colecionismo e as motivações que concorrem para a formação de uma colecção de arte, no decurso da história. Além disso, procura-se proporcionar os conhecimentos e a documentação necessária para se entender o funcionamento do mercado de arte e a promoção artística enquanto aspectos práticos que incidem na formação e gestão de uma colecção de arte

9. Galerias, Leilões e Economia da Arte

Compreender o essencial sobre o funcionamento dos mercados, em geral, como mecanismo de afetação de recursos. Análise dos principais agentes dos mercados de arte, identificação do mercado primário e secundário. Estudo das condições que contribuem para a definição dos valores das obras de arte, em particular a partir da concorrência, de assimetria de informação e market makers.

10. Planeamento, financiamento e gestão de projectos

Identificar as necessidades para o desenvolvimento de um projeto e as fases de desenvolvimento de um projeto. Concepção do projeto: apresentação e justificação da relevância; definição da calendarização e estruturação montagem financeira. Identificação de apoios, bolsas e financiamento institucionais e privados, de acordo com a sua relevância para o projeto e das expectativas dos stakeholders. Estratégias e técnicas para desenvolvimento de candidaturas, pedidos de financiamento e angariação de fundos. Estratégias para o acompanhamento e gestão dos projetos.

11. 
Comunicação de arte numa era digital

Identificar as competências e capacidades necessárias à gestão das funções de marketing, comunicação e divulgação nas organizações culturais e compreender a natureza do produto artístico e as suas implicações para a comunicação e divulgação nos diversos meios e suportes. Materiais e suportes de comunicação. Redes de comunicação especializadas.
Módulos

11

Conteúdos vídeo

50+

Professores e profissionais

10+

Coordenadores.

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Nuno Crespo
Diretor da EA
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Paula Nascimento
Curadora
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